quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ALÉM DAS NOVENTA E CINCO TESES


Martinho Lutero
Repetidas vezes, temos lido, ouvido e pensado na Reforma Protestante do século XVI, e nos efeitos causados, a partir das 95 teses publicadas por aquele monge, até então desconhecido do mundo político e religioso  da sua geração – Martinho Lutero.
Muitas vezes, fico a imaginar quanta semelhança há, entre as teses de Witenberg, e a explosão de uma potente granada, (e se houvesse, esta seria uma  “santa granada”), que lança os seus fragmentos e estilhaços em direções e distancias as mais diversas, deixando as suas profundas e inesquecíveis marcas, de vida.
O conhecido protesto de Lutero, não se limitou a ser apenas, uma posição contra pontos  doutrinários da Igreja Católica, este foi sim, muito maior, muito mais expressivo - Um ato em favor de uma mudança, de uma transformação radical, ou seja a igreja à época, estava de tal forma distanciada das verdades bíblicas, e de Jesus Cristo, que era notória a sua frieza e distanciamento do evangelho da Cruz, e do autor da nossa salvação – Jesus Cristo... Era necessário o retorno à Palavra. Não apenas para conhecê-la, mas para vivê-la! 
Porta da Igreja de Wittenberg, Alemanha.
E nela inscritas 95 teses!
http://www.monergismo.com/textos/credos/lutero_teses.htm
O Movimento, que de repente, poderia ser sufocado, e houve diversas tentativas, pela chamada contra-reforma, se espraia, move poderosas lideranças, ultrapassa as barreiras políticas, econômicas e religiosas, e, a final rompe os umbrais dos séculos e alcança as gerações atuais com os efeitos dos estilhaços santos contidos nos propósitos de Deus para o seu povo.
Esta reforma, não se propunha à separação da igreja, ou à criação de um novo grupo religioso, mas a uma mudança clara de vida, na compreensão e crença de que a “salvação é pela graça, por meio da fé”, e de que, “Quem está em Cristo, é nova criatura” pensa e vive com a mente d’Ele, permanece n’Ele, e é alimentado pela palavra  d’Ele.
Sabendo que as nossas fragilidades, os nossos interesses particulares, e a nossa busca pelo poder, afloram cada vez mais forte, levando-nos, muitas vezes a praticar  atos que, ao invés de nos manter vivos na bênção da reforma e que, nos distanciam para muito além do propósito das noventa e cinco teses da reforma, cremos ser urgente, que , voltemos a nossa visão para a bússola da fé, para a bondade da graça, para o alimento da palavra, e para o mais vivo e sublime alvo – Jesus!
Alguém já disse – “A igreja reformada sempre se reforma”. Assim,  oremos ao SENHOR, para que Ele redirecione o nosso coração, em permanente e eficaz reforma, de modo que em tudo, sejamos reconhecidos de que a igreja é d’Ele,e que  “somos o seu povo, e ovelhas do seu pastoreio”...E, que somente a Ele devemos a honra, o louvor e a glória!
A todos os cristãos reformados, e com especial apreço à Igreja Presbiteriana do Brasil, o nosso desejo de que permaneçamos no envolvimento da graça de Deus, e na ternura da sua bondade.
Soli Deo Glória!

Pr José Salvador Pereira

Presidente do Sínodo da Paraíba.

BIBLIA ONLINE