sábado, 15 de outubro de 2011

O IMPORTANTE É SER AMIGO

Ao longo da vida apreendemos o quanto é bom ter amigos, e que sem eles seríamos cada vez menores, mais esquecidos e solitários.
     Na semana que precede o dia do amigo, os meios de comunicação fazem enquetes, questionam pessoas de todas as idades, níveis sociais, autoridades e crenças religiosas diversas, com uma pergunta aparentemente simples: “o que representa um amigo pra você?” E as respostas, ainda que variadas, apontam sempre para uma visão do ser apoiado, ter companhia, ter com quem dividir suas dores, alguém com quem chorar e alguém que seja um (a) companheiro (a), ou seja, há uma clara visão do ter, do receber, do ser beneficiado, da âncora, do apoio que necessitamos. Nesta visão, serão facilmente observados quaisquer atos que não satisfaçam os nossos desejos por parte de quem tudo esperamos. E celeremente surge uma visão de falácias incorrigíveis e imperdoáveis... E então a amizade se vai...
     E se tivéssemos uma visão inversa do que é amigo, e simplesmente pensássemos no SER AMIGO, ao invés de TER AMIGOS? Certamente descobriríamos o quanto é valoroso dar, ao invés de receber, servir ao invés de ser servido, ir e não esperar, ouvir, e não somente ser ouvido, então, compreenderíamos o quanto é nobre ser um amigo e a este poder servir, ainda que dele nada  esperemos receber em troca.
    Uma das mais brilhantes lições sobre o tema é ensinada pelo Mestre Jesus, Ele diz: Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a  sua vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando... mas, tenho vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi do meu Pai vos tenho feito conhecer”(Jo. 15:13,14,15b).
    Não devemos esquecer que os nossos amigos nesta vida, esfriam, falham, esquecem, erram, traem, abandonam, engendram, maquinam, enganam... E tudo isso ocorre por um único motivo: eles são, pensam, falam e agem como nós, nos mesmos sentimentos pecaminosos e egoístas. Desejamos, pensamos e lutamos para ter amigos que nos sirvam... Mas a lição do Mestre é diversa: “sejamos servos uns dos outros.”
     Assim, é mais valioso ser amigo, do que simplesmente tê-los. Sejamos amigos... [Sirvamos, em amor, sob os auspícios da Graça.]
Rev. José Salvador Pereira
    

BIBLIA ONLINE