sexta-feira, 10 de junho de 2011

UM TESOURO CHAMADO FAMÍLIA


   BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
   A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.    sl.128 vs.1 e 3

                         Ao expressar o seu poder criador, Deus também deu uma clara  demonstração organizacional das coisas criadas, além de ministrar os primeiros ensinos para a convivência humana. E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gn. 2:18).
O não estar só, certamente implicaria em ter companhia e a partir daí, desenvolver-se-ia a ordem do crescei e multiplicai, ocorreria o povoai a terra. Estava portanto, criada a família. Havendo criado, organizado, cuidado, sustentado, e alimentado, e mesmo depois da contumácia pecaminosa da humanidade, Deus olha  para uma família e a abençoa, E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.  Gn 12:3). Essa bênção nos alcançou e nos transpôs  ao patamar de tesouros inigualáveis. Somos de grande valor, como “ propriedade exclusiva de Deus”
                         Os tesouros obtidos ao longo da nossa jornada terrena,  tão úteis quanto voláteis, tão pomposos quanto efêmeros, vezes parecem estrelas fulgurantes, vezes meras estrelas cadentes... E quando menos se espera, esvaem-se deixando às escuras o que dantes ofuscava mentes vazias e aguçava os corações dos invejosos.
                         Seja qual for a sua posição na relação familiar, pai, mãe ou filho, você recebeu de Deus o maior e mais expressivo tesouro da humanidade, a sua família. E falando nisso, como estamos no contexto?  Somos felizes nela, e com  ela? O salmista, acima, dá-nos lições preciosas que passam pelo temor ao Senhor, e pelo andar nos seus caminhos, e então poder ver em volta da mesa uma família composta, não apenas por uma linda mulher e filhos maravilhosos, pujantes, verdejantes, viçosos, receptores e transmissores de vida. Mas, uma família que independente da idade, do poder econômico, da cor dos cabelos e da fragilidade, é composta por um pai prudente, uma mulher sábia, e por filhos obedientes. Assim, a felicidade aflora em  volta  dessa mesa, não pelo que nela está posto para o alimento físico, mas pelo tesouro que ali se pode reunir, a família – e pelo alimento do dialogo, da paz, do ensino e do aprendizado para a vida.
                     Aprendo nesta palavra que a felicidade proposta consiste em poder manter a comunhão, a harmonia e a paz, apesar das diferenças, das aspirações e dos sonhos de cada um. E esse propósito só poderá ser concretizado se nos colocarmos, sob os auspícios da Graça, no aprendizado e na vivência  prática da Palavra...
Rogo a Deus  que estenda as Suas mãos sobre a sua família. Amém.

 José Salvador Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BIBLIA ONLINE